Usabilidade no design de interfaces

giselle zart
6 min readAug 6, 2019

Interfaces e interações comunicacionais
Projeto de pesquisa — Abril/2013
UDESC PPGDESIGN — Programa de Pós-Graduação em Design

Palavras-chave: Design, Interfaces, Interação, Usabilidade, Tecnologia

O objetivo da análise é entender como metodologias de design aplicadas a interfaces digitais facilita o uso de novas tecnologias e experiência dos usuários digitais. Uma navegação eficiente acontece quando o contexto de uso facilita o acesso as necessidades, a memorização das ações acontece, o usuário comete menos erros e aumenta o nível de interação com o produto.

Neste sentido, a necessidade de validar a usabilidade está presente em toda interface que possibilite uma tarefa entre um objeto, produto, aplicativo, software. Este contato pode acontecer em produtos físicos ou digitais e precisa ser rápido, intuitivo e simplificado, facilitando a acessibilidade e o aprendizado de informações complexas durante o uso. Tal fato pode se comprovar com o aumento da busca de informação e conhecimento sobre a digitalização, apresentando constante crescimento e sendo de fundamental importância para a evolução e adaptação constante dos processos de design.

Photo by Taras Shypka on Unsplash

Introdução

Os avanços tecnológicos, principalmente quando se trata de internet e dispositivos como smartphones e tablets têm atraído cada vez mais usuários, desde o seu lançamento até as atualizações constantes de melhorias. A tecnologia evoluiu de forma que sua abrangência é intangível na rotina de trabalho, isso faz com que praticamente a maior parte das pessoas já tenham acesso, interagindo, se relacionando e conectados. Segundo Branco & Matsusaki (2009, p. 54), onde o tema abordado é a evolução da internet na comunicação: “as evoluções tecnológicas de comunicação na sociedade em rede, têm contribuído para impactos sobre a vida social, econômica e comunicacional”.

Partindo deste contexto, buscou-se analisar a utilização de ferramentas e mídias, solucionando informações de forma ágil e concisa, ao apresentar interfaces de fácil acesso e interação simplificada. Foi importante, portanto, avaliar se a ferramenta, de conteúdo dinâmico, possibilita a interação e funciona adequadamente. Além disso, compreender os conceitos de usabilidade e design no desenvolvimento dessas ferramentas foi relevante para que se pudesse considerar os aspectos de atratividade visual, facilidade de uso e navegação.

A internet como meio de comunicação, passou a ser uma forma para que as pessoas deixem de ser apenas espectadoras e se tornem criadoras e distribuidoras de informações e conteúdos. É um número que cresce diariamente, sem que exista “um botão que isole as pessoas dos efeitos provocados pela internet”, segundo Lessig (2005, p. 37). Para fins comerciais, a internet tem sido de grande importância e relevância para negócios. A globalização ampliou as estratégias de comunicação, envolvimento e captação de clientes, e possibilitou que empresas realizem investimentos financeiros consideráveis nas formas de comunicação online — entre elas: e-commerces, sites, landing pages, anúncios, entre outras maneiras de converter consumidores para seus produtos ou serviços.

A atividade de e-commerce (comércio online) é uma das apostas para o crescimento de pequenos empreendedores a grandes empresas nos próximos anos, pois gera comodidade ao consumidor e facilita a vitrine virtual de produtos, assim como a tendência na experiência em Omnichannel (estratégia de uso simultâneo e interligado de diferentes canais de comunicação). E como hoje em dia a comunicação e o marketing já possuem um ritmo acelerado para divulgação de produtos de consumo, a busca de informações e realização de tarefas é priorizada através de processos mais fáceis de serem concluídos.

Esse estudo teve como base uma revisão bibliográfica, com consulta a diversas fontes e materiais bibliográficos, para revisitar informações pertinentes sobre o tema, além de definir critérios coerentes para a análise e pesquisa. Inicialmente, a amostra foi selecionada por meio de referências já estudadas anteriormente, experiência profissional e contato com profissionais da área. Em seguida, o conhecimento foi detalhado com a procura por bibliografias, a serem pesquisadas durante o Programa de Pós-Graduação em Design da Udesc, através de poder ser desdobrado através de entrevistas quanti e qualitativas, seminários, congressos, entre outras atividades.

Photo by José Alejandro Cuffia

Objetivos

Os objetivos incluíram os seguintes assuntos: capacitar-se profissionalmente na área de design, a fim de compreender os problemas relacionados aos processos de produção no campo de conhecimento; pesquisar as problemáticas do design baseando-se em reflexões da teoria vinculada a prática, inserindo os conhecimentos anteriores num todo lógico e consistente; verificar os princípios do design de interação que devem ser levados em conta no desenvolvimento de interface do usuário; desenvolver pesquisas aplicadas em torno de objetos do design, segundo abordagens metodológicas e de fatores humanos; estimular a produção acadêmica na área do design; compreender e estabelecer requisitos para o desenvolvimento de uma pesquisa para interfaces e interação comunicacional fundamentados nos princípios do design de interação e experiência do usuário.

Metodologia

  • Levantar informações para o estudo dos temas relacionados e do agrupamento dos disponíveis e relevantes para a pesquisa;
  • Identificar os objetivos do projeto, levantando informações com perguntas e respostas sucintas e diretas sobre o tema;
  • Métodos digitais para exposição do projeto, demonstrar a interação do usuários com novas ferramentas e buscar formas alternativas de expor as interfaces de forma exploratória, como com prototipação digital e apresentação em formatos multimídia;
  • Desenvolver estudos que demonstrem o domínio dos conteúdos para os procedimentos metodológicos de pesquisa acadêmica e aplicação mercadológica;
  • Compreender os assuntos abordados durante toda a pesquisa, referentes às disciplinas englobadas na proposta de distribuição a serem cumpridas no mestrado;
  • Pesquisar as tendências atuais para o desenvolvimento de interfaces tanto no quesito programação quanto aspectos visuais como definições de escala modular, tipografia, influência das cores, conteúdos, interações, mensagens, composição e funcionalidade em que as tecnologias se integram às necessidades humanas. A análise olha para o passado e estuda a evolução dos acontecimentos em busca de referências que subsidiem a criação dos profissionais e acadêmicos;
  • Ilustrar a importância de se pesquisar e entender a usabilidade no design de interfaces;
  • Distinguir os fundamentos da semiótica e seus conceitos, aplicando-se ao campo do design de interação;
  • Registrar as informações, organizá-las e registrá-las, elaborando um relatório da pesquisa.

A estrutura é basicamente formada pelo tema: a importância da usabilidade no design de interfaces. Resume as metodologias que a tecnologia da informação utiliza para facilitar o contexto do usuário com interfaces acessíveis, sendo o design uma ferramenta que transforma a interação e experiência. Este é o papel do designer: trazer melhores funcionalidades a sistemas e produtos com o pensamento centrado no ser humano. O projeto de pesquisa também se baseia na tecnologia como uma ferramenta de interação dinâmica para diversos setores da tecnologia, indústria, comunicação, entre outras áreas.

Photo by Alvaro Reyes on Unsplash

Referências Bibliográficas

BRANCO, Cláudia Castelo, MATSUSAKI, Luciano. Olhares da Rede. 1ª ed. São Paulo: Momento Editorial, 2009.

CAPORUSCIO, Mauro; CARAZINGA, A; WOLF, A. L. Design and evaluation of a support service for mobile, wireless publish/subscribe applications. Artigo. IEEE Los Alamitos: IEEE Computer Society, v. 29, n. 12, dez. 2003, p. 1059–1071.

FASCIONI, Lígia. O design do Designer. Rio de Janeiro: Editora Moderna Ltda., 2007.

LOWDERMILK, Travis.
Design Centrado no Usuário. Novatec Editora; 1ª edição. 2013.

MORI, Giulio; PATERNO, Fabio; SANTORO, Carmen. Design and development of multidevice user interfaces through multiple logical descriptions. Artigo. IEEE Los Alamitos: IEEE Computer Society v.30, n.8, ago. 2004, p.507–520.

NORMAN, Donald.
O Design do Dia-a-dia. Anfiteatro; 1ª edição. 1988.

ROSA, Dalva E. Gonçalves; SOUSA, Vanilton Camilo de. Didática e práticas de ensino: interfaces com diferentes saberes e lugares formativos. Rio de Janeiro: DP&A Editora; Goiânia: Alternativa, 2002.

--

--